domingo, 24 de maio de 2009

Camarada

Vários dicionários vários significados dos quais saliento:
Pessoa que convive com outra; companheiro. Amigo fraternal e cordial. Condiscípulo, colega. Cada um dos indivíduos que exercem a mesma profissão.
Que denota camaradagem, simpatia, amizadeEm síntese, e simplificando a sua vertente principal, desta forma designa-se a pessoa a quem se está ligado por uma familiaridade originada de actividades comuns ou afeição voluntária, indica-se aquele que tem os mesmos hábitos, interesses ou ocupações e, enfim, tratar-se-ia ainda de uma forma de tratamento entre iguais.
Nós militares, referimo-nos frequentemente uns aos outros, independentemente dos postos, como camaradas.
Desta forma, evidenciamos que as relações humanas dentro das forças armadas, possuem uma natureza específica, que transforma superiores, pares e subordinados em membros de uma organização consolidada por laços de união.
Alguém que prive brevemente com militares, poderá julgar que este termo é usado para evidenciar determinados membros de uma unidade. Porém, se dispuser de tempo para realizar uma análise mais profunda, chegará à conclusão que tem dois significados distintos.
Pode ser empregue de forma singular, para caracterizar a relação intensamente pessoal entre dois militares, criada e estimulada pelas condições de grande sacrifício inerente a certas missões.
Porém, também pode ser aplicado de forma genérica, englobando todos os homens e mulheres de uma mesma unidade, que partilham as dificuldades e os riscos comuns da vida castrense.
Pelos factos salientados podemos evidenciar três dos sustentáculos essenciais para construir e manter a sã camaradagem:

1º Compreensão
Camarada é aquele que em quaisquer circunstâncias, nos entende e está interessado em ouvir-nos.
É, ainda, aquele que corrige os nossos pensamentos ou acções com justiça e franqueza. Quanto mais intensa é esta compreensão mútua, mais sólida e duradoura é a camaradagem.

2º Universalidade
Numa unidade todos os seus membros se devem sentir reciprocamente camaradas, para que as relações sejam no sentido de nos aproximar-mos e de trabalhar-mos alimentando o sentimento de dependência mútua, que gera compreensão e apoio com generosidade.

3º Respeito
Um camarada não critica nem compara publicamente os respectivos desempenhos profissionais. Quando o fazem, têm tendência a colocar, desnecessariamente, os seus deveres para com a organização acima da estima pessoal recíproca.
A experiência mostra que, aqueles que comparam os desempenhos profissionais de outros são, quase sempre, os que, numa situação de dificuldade durante o desempenho de uma missão, mais facilmente se esquecem dos camaradas e que há uma dependência recíproca entre todos os militares empenhados.

Fundamentalmente podemos dizer que se compreendermos e fizermos destes três sustentáculos essenciais da camaradagem uma filosofa de vida que esta transcende e sobrepõe-se à hierarquia e ao sistema formal de imposição da autoridade.

1 comentário:

  1. Bonita intervenção do Major Navegador Aurélio de Almeida com a palavra «camarada» e a sua verdadeira significação.
    É pena que até na especialidade em que ele está inserido a tenham entendido de outra maneira.
    Senão, qual a razão dos saneamentos havidos há mais de 30 anos para «mandarem passear» alguns:
    -- uns por serem «muito alegres» (em inglês);
    -- outros por serem animadores de «casino»;
    -- outros por brincarem perigosamente com as comunicações, electricidade e electrónica;
    -- ainda outros por demonstrarem abertamente professar uma ideologia diferente?
    Será porquê atrapalhavam nas escadas que alguns queriam subir?
    Por acaso não haveria também entre os «camaradas» algum «informador»?
    Oxalá que hoje tudo tenha mudado.

    ResponderEliminar